segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Revista Locus da Anprotec destaca o segmento de Design


Revista Locus da Anprotec destaca o segmento de Design
Edição 76 discute a importância do setor e apresenta iniciativas e resultados de incubadoras e empresas de design do país


 
Na matéria Muito Além da Forma,  é dado destaque ao segmento de design, que se fortalece como fornecedor de produtos e serviços fundamentais ao crescimento das empresas brasileiras: "Na busca por competitividade, em mercados cada vez mais acirrados, empresas de diferentes portes e segmentos procuram por diferenciais. Nessa corrida, o design vem se firmando como um fator determinante para o sucesso, indo muito além da estética dos produtos."
De acordo com a reportagem, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que 83% das empresas que investiram em design como parte de um processo de inovação apresentaram crescimento.
O consumidor aos poucos vem percebendo que o  design está presente no dia-a-dia, muito além do que se refere ao estético e funcional. Atualmente é cada vez mais utilizado de forma estratégica para alavancar produtos e negócios.
As incubadoras especializadas neste segmento, têm sido fundamentais à consolidação desse mercado no país. A professora e Coordenadora do Centro Design Empresa da UEMG, Samantha Cidaley, avalia a atuação da D. Incubadora e sua contribuição para o fortalecimento do design na região:

"Estamos contribuindo para a valorização de uma cultura do design e para formação de uma cultura empreendedora entre os designers e demais profissionais ligados à economia criativa em Minas Gerais" 
Na sequência, são apresentadas iniciativas de sucesso de empreendimentos apoiados pelas incubadoras de design, como o caso da Quantum Design, graduada pela D. Incubadora: A empresa trabalha como design gráfico, de produto e digital. "Mas é, sobretudo, um design estratégico. É uma visão mais holística que usa o design como meio e não como fim. A gente estuda ferramentas do design para desenvolver novos serviços, produtos, embalagens ou marcas. Utilizamos o design como método, avalia Isabelle Maluf Fernandes, uma das sócias da empresa.
Para saber mais acesse:
Quantum Design - www.quantumdesign.com.br


Fonte: por Maurício Frighetto - Revista Locus
 

Nenhum comentário: