segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Minas é destaque em programas nacionais de inovação

Esforços de diversas naturezas têm colaborado para que Minas Gerais se destaque no cenário nacional e internacional no que diz respeito à promoção do empreendedorismo e criação de empresas e projetos de base tecnológica, suportados por programas e recursos destinados à inovação. Dessa forma, o Estado tem contribuído para o fortalecimento do mercado mineiro e da economia do conhecimento e, assim universidades, centros de pesquisa, empresas e governo somam esforços para garantir o desenvolvimento de pequenos e grandes negócios que impactam positivamente em toda a sociedade.

Em 2013, Minas Gerais recebeu 50% dos programas do Governo Federal de apoio a inovação, com destaque para o desenvolvimento de planos de apoio a startups e negócios de base tecnológica. Outros programas nacionais também vieram para Minas, como o Startup Brasil. Por meio do Acelera MG, o Estado representou 14% das propostas submetidas, atrás apenas de São Paulo (45%), e cinco startups mineiras foram selecionadas. Ainda este mês, também haverá a final regional do Desafio Brasil, uma competição nacional de startups de base tecnológica. Entre 800 inscritas, 26 mineiras foram selecionadas e a final regional está programada para o dia 21 de novembro.
  
Também este ano, alguns empreendimentos mineiros se destacaram no 17º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) recebeu o título de melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias, e também foram premiadas as empresas Lifetec do Brasil, incubada pela Inatel; e Fertilize, da Unitecne -ambas na categoria Melhor Empresa Graduada. As categorias Inventor Inovador e Tecnologia Assistiva do Prêmio Finep Inovação 2013 também vieram para Minas Gerais.

Leia mais: SIMI

Fonte - SIMI

Nenhum comentário: