quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Coordenadora e Gestora da D. Incubadora participam do Innovation Camp

Samantha Cidaley e Cristiane aguiar participaram do Innovation Camp



InnovationCamp inspira e instiga estudantes de pós-graduação e profissionais da inovação a construírem o futuro




InnovationCamp reuniu, no Instituto Inhotim,mais de 150 convidados, - entre estudantes de pós-graduação, representantes de universidades, governo e mercado selecionados por impactar positivamente o cenário da inovação dentro e fora de Minas Gerais - que vivenciaram de forma prática o empreendedorismo de base tecnológica e a inovação. Juntos eles construíram propostas concretas para o desenvolvimento da inovação no estado.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), utilizando a metodologia original desenvolvida pelo Instituto Inovação. 

O InnovationCamp faz parte da 2ª edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, torneio de inovação que neste ano envolve cerca de 100 estudantes de mestrado e doutorado de nove instituições de pesquisa e ensino superior do estado. Também estão envolvidos núcleos de inovação tecnológica, docentes e profissionais da área. Por meio deste programa, que semeia a cultura do empreendedorismo dentro das universidades, a Sectes e o Simi pretendem que o conhecimento científico de alta qualidade, produzido pelas universidades mineiras, transforme-se em mais produtos e serviços inovadores que atendam demandas da sociedade.


 INSPIRAÇÃO E IMERSÃO

O primeiro dia reuniu grandes nomes de várias áreas do conhecimento. Considerados destaques nacionais e internacionais pelo pensamento e atuação, estes pensadores rompem com o padrão estabelecido e propõem novas formas de agir, pensar e ser no mundo contemporâneo. São eles: Aser Cortines (Conselheiro IETS), Antônio Grassi e Bernardo Paz (Inhotim), Cris do Morro (Programa Voz do Morro/ Servas), Francisco Saboya (Porto Digital - PE); José Carlos Carvalho (ex-ministro do Meio Ambiente), Juan Carlos Sotuyo (Parque Tecnológico Itaipu); Paulo Renato Cabral (Instituto Inovação), Rochel Lago (UFMG/ Verti Ecotecnologias) e Wendel Afonso (empreendedor da Edetec).

A partir de reflexões inspiradas na arte e na natureza exuberantes no Inhotim, os palestrantes instigaram os participantes a questionar os termos "empreendedorismo" e "inovação", a se perguntarem sobre seus sonhos, vocação, ética e como agir no mundo de forma transformadora, realizando as mudanças que se desejam a partir de si. Para estas atividades, foram organizadas quatro rotas diferentes passando por diversas galerias, obras a céu aberto e paisagens do Jardim Botânico. O objetivo do dia foi inspirar os presentes a ampliar a visão de si e do mundo, quebrando paradigmas.

DISCUSSÃO E CONSTRUÇÃO

No segundo dia, as atividades foram voltadas para a "construção do conhecimento". Os estudantes do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação participaram de sessões com mentores das mais diversas áreas de negócios, que os ajudaram a entender os desafios dos planos inovadores e aprimorar seus modelos de negócios. Nas Mesas Temáticas, os futuros empreendedores tiveram a ajuda de especialistas para esclarecer dúvidas sobre temas intimamente ligados à inovação tecnológica como: propriedade intelectual, fomento, investimentos, financiamento, Sistema Mineiro de Inovação (Simi), ambiente de inovação (parques e incubadoras), marketing e internacionalização e criação de empresas.

Ao todo, 20 Planos de Inovação inscritos no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação foram apresentados. Soluções de produtos em sustentabilidade, agricultura, engenharia, mobilidade urbana e saúde foram alguns dos destaques. Conheça todos os planos no site do programa neste link. 

Ao final do evento, todos foram desafiados a construir a CARTA INNOVATION CAMP. Com uma dinâmica participativa com os atores representativos da cadeia de inovação (governo, centros de pesquisa, empresas, setor financeiro e fundos), foi criado um manifesto que traz a visão de futuro deste grupo sobre a inovação em Minas. As propostas foram consolidadas e apresentadas no fim do evento. Uma versão final será compilada com o apoio da Wylinka, entregue ao governador de Minas Gerais e divulgada para a imprensa e participantes.

O presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, elogiou essa forma de impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Minas Gerais. "Esta iniciativa da Sectes, Simi e Instituto Inovação está de parabéns! Minha expectativa é que nasçam daqui boas ideias que possam ser exploradas a fundo de três formas: novos empreendimentos, novas políticas públicas para a inovação e transformações no processo de inovação no setor empresarial. Sabemos que este é um processo novo, uma primeira rodada, mas espero que inicie uma mudança de postura e atitude individual, independente de onde as pessoas atuem. Que levem isto para sua formação e se transformem em profissionais atuantes, ativos e críticos."

Estiveram presentes também o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu; o secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Vilela; e o superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes, José Luciano Pereira.

Para integrantes do grupo "Prancheta Adaptada", o InnovationCamp criou oportunidades de aprendizado. "Levamos desta experiência a compreensão da visão de outras pessoas, a paixão por seus projetos. Aqui todos falam a mesma língua. Levamos daqui gratificação pessoal, profissional, espiritual e muitas descobertas."

Estudantes do grupo "Sustente-se" acreditam que o InnovationCamp os aproximou da realidade do mercado. "O próximo passo é abrir a empresa e criar o protótipo para conseguir incubação e financiamento. Do evento levamos o "know-how" de empresas, a visão e as palavras-chave como acreditar, persistência, ética, confiança e "networking"."

PRÓXIMOS PASSOS

A próxima etapa do programa acontece em novembro, quando os estudantes deverão produzir vídeos que serão votados pelo público e por um júri de profissionais notáveis. Nesta fase, cinco planos de inovação serão selecionados para a final. O vencedor do programa será premiado com uma viagem a um centro de tecnologia internacional. Acompanhe todas as novidades do programa pelo site  http://empreender.simi.org.br/.


Saiba mais!
Assessoria de Comunicação: Marina Queiroz Comunicação
Pedro Paturleempreender@marinaqueiroz.com.br– (31) 9204-7390
Marina Queiroz -imprensa@marinaqueiroz.com.br– (31) 8811-6130




 

Nenhum comentário: