quarta-feira, 3 de julho de 2013

Relacionar bem também é marketing

Pensar em relacionamentos empresariais de maneira planejada é mais que um desafio para as organizações: é uma necessidade. Para abordar tal assunto, ninguém menos que a maior autoridade brasileira em Marketing de Relacionamento,o consultor e professor Marcelo Miyashita.
O bom relacionamento com clientes é o resultado de uma somatória de fatores positivos: atendimento prestativo, serviços eficientes e uma política de valorização de clientes dentro do negócio. Quando estes fatores andam em linha, e com padrões definidos de qualidade, tem-se com os clientes o sentimento de satisfação e reconhecimento, que pode derivar para a reputação – a certeza dos clientes sobre a qualidade da empresa, ou seja, a confiança. E clientes que confiam tornam-se grandes geradores de boca-a-boca, desde que sejam inteligentemente estimulados a propagar e falar bem.

Com a Gestão do Relacionamento, que ocorre em todos os pontos de contato entre o cliente e a organização – na área comercial, de atendimento ao cliente e pós-venda – tem-se a oportunidade de tratar e trabalhar o cliente de modo diferenciado e customizado. A Gestão do Relacionamento pode ser intensificada por ações de Marketing de Relacionamento. Ações institucionais que a organização cria e mantém com seus clientes, que fortalecem a imagem pública da empresa e ainda apóiam as relações pessoais entre os funcionários e seus clientes. E clientes que confiam geram mais indicações, que geram novos negócios com novos clientes para a empresa.

Este assunto é tema do curso que o prof. Marcelo Miyashita dará em Belo Horizonte, de 9 a 11 de julho (http://miyashita.com.br/?id=8&m=43)

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