quarta-feira, 5 de junho de 2013

Semana UEMG e Marco de Graduação da D. Incubadora

De 03 a 07 de junho acontece a Semana UEMG 2013 e a D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design aproveitou a oportunidade para promover o 3º Workshop de Negócios de Design, realizado no dia 04. Na parte da manhã foi apresentada a palestra “Empreendedorismo para competições de negócios”, com o professor Aluir Dias Purceno, que inspirou os participantes a serem competitivos e a enfrentarem desafios por mais que pareçam difíceis. Na ocasião, ele apresentou inúmeras competições das quais participou pelo mundo afora e finalizou dizendo que “ é essencial testarem as ideias, pois isso só traz desenvolvimento”.


Prof. e palestrante Aluir Purceno

 Gestora Cristiane Aguiar( Esq.), coord.Samantha Cidaley e prof.Aluir Purceno (dir.) 

 Em seguida, a coordenadora Samantha Cidaley fez uma apresentação da Equipe da D. Incubadora e convidou aos participantes a uma visita pelo espaço da D. Incubadora e Centro Design Empresa. A gestora Cristiane Aguiar guiou os participantes apresentando-os a estrutura, as empresas e os empresários participantes do programa de incubação. Ainda na parte da manhã, Solange Busek, representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), compartilhou conosco a experiência de uma recente viagem, em uma Missão Internacional da Anprotec, onde vislumbrou novas possibilidades de inserção do design e seu potencial inovador. 


Visita guiada a D. Incubadora 
Representante da Sectes, Solange Busek

Na sequência, a D. Incubadora realizou o Marco de Graduação da empresa Gabbo Design, com a entrega do troféu idealizado pelas empresárias Caroline Pagnan e Andréia Pagnan, da Mapoula, empresa no processo de incubação, aos empresários André Mol e Lia Paletta, que aproveitaram a ocasião para selar o laço com a D. Incubadora assinando o Termo de Intenção de Associação. 

Dentre outros, estiveram presentes no evento a diretora da Escola de Design, Jacqueline Mota, Solange Busek, da Sectes, Samantha Cidaley, coordenadora do Centro Design Empresa, Cristiane Aguiar, gestora da D. Incubadora, empresários do programa de incubação e alunos da Escola de Design.


Diretora da ED Jacqueline Mota (esq.) e os graduandos Lia Paletta e André Mol 

Andréia Pagnan fala sobre a idealização do Troféu 

Convidados e equipe gestora da D. Incubadora prestigia graduados

Já na parte da tarde, aconteceu o “Workshop Design de Novos Negócios”, tendo como facilitadores os recém-graduados pela D. Incubadora, André Mol e Lia Paletta, com apoio das professoras Gabriela Reis e Simone Souza de Oliveira. Para André, o workshop é uma oportunidade de estimular os participantes a pensarem em novas formas de planejar os negócios.

Durante as discussões geradas no processo de design para idéias de negócios os participantes foram participativos e entusiastas. A coordenadora do CDE, professora Samantha Cidaley, relatou sua satisfação em promover a 3ª edição do evento, que contou com a  participação significativa dos alunos dos cursos da Escola de Design e também alunos de outras unidades da UEMG. 

Facilitadores Lia Paletta e André Mol




Participantes do Workshop Design de Novos Negócios


Fonte - Cláudia Melo 

Nenhum comentário: