quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dica de Leitura: Razão x intuição na hora de investir

Carlos Miranda Fundador | BR Opportunities


Como os aspectos subjetivos transformam as decisões de investimento? Qual é o reflexo disso para o negócio? Compare os reflexos de cada processo decisório para o seu negócio.

  Uma série de metodologias dão suporte ao processo de tomada de decisão sobre fazer ou não um investimento. Utilizadas pelos investidores profissionais, essas metodologias passam pela análise do potencial de crescimento do negócio, possíveis opções e liquidez de saída, avaliação econômico-financeira, diagnóstico da equipe de gestão, entre outros. No entanto, mesmo os investidores mais experientes podem ser influenciados por aspectos subjetivos, determinados pelo que chamamos de percepção ou intuição.

Percepções ou intuições são, na verdade, respostas não-analíticas, influenciadas pelo repertório de vivências (boas ou ruins) acumuladas ao longo da vida dessas pessoas. Além de ser menos analítico, este processo costuma ser mais rápido e menos trabalhoso, o que faz com que sirva de filtro inicial para uma série de decisões que tomamos na vida.
Considerando a grande quantidade de investimentos que chegam para os investidores analisarem, as equipes de análise muito enxutas e o tempo cada vez mais escasso para o trabalho, esse primeiro filtro (e a própria decisão), muitas vezes, serão influenciadas por esse pensamento: não-analítico e baseado apenas em intuição.
Embora a intuição venha ajudando há séculos o ser humano a tomar decisões corretas e sobreviver, principalmente quando o tempo é fator determinante, muitas vezes podemos ser enganados por ela, em processos que exigiriam mais tempo e análise.

Leia mais - Endeavor

Nenhum comentário: