sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dica de Leitura


Ilha da fantasia

Por Gustavo Greco 

Por mais complexo que seja materializar o intangível, dando valor real a um capital simbólico, o fato é que a criatividade, como matéria-prima, é um recurso inesgotável. Deposito, portanto, toda a minha esperança na economia criativa como solução para um futuro melhor e realmente sustentável.

Em Portugal, empresas da indústria criativa se organizaram de maneira inusitada e surpreendente. Considerado o atual centro de novidades na capital portuguesa, a LXFactory, localizada às margens do Rio Tejo, é uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais das áreas de moda, publicidade, comunicação, arte, arquitetura e música.

O local é um conjunto de antigas fábricas da Companhia de Fiação Lisbonense (CFL), construídas no século XIX, para a produção de tecidos. No fim do século XX, com a pouca produção fabril em Lisboa, a área dessas indústrias foi sendo deixada de lado, e, em 2008, surge o projeto da LXFactory. Um grande exemplo de restauração de um espaço em equipamento cultural e, por que não, financeiro.

lxfactory1


O resultado é uma mistura interdisciplinar entre empresas criativas, galerias, restaurantes e agentes culturais em um único local. “Aprendemos com o que aconteceu em outras cidades como Nova York e Berlim, em que zonas desabitadas começaram a ser dinamizadas por meio da atração de indústrias criativas e outras manifestações culturais,” afirma Filipa Batipsta, arquiteta responsável pelo projeto.


Fonte - http://www.minasmarca.com

Nenhum comentário: