sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5 dicas para montar o time ideal para sua startup

Por Daniela Moreira

A equipe certa é fundamental para o sucesso da empreitada; saiba como formá-la


 Shutterstock
Amigos de infância, indicações, velhos colegas de trabalho, família... São tantos possíveis candidatos que passam pela cabeça na hora de montar a equipe da sua startup que não há como evitar o medo de fazer a escolha errada. E de fato, este é um passo que deve ser bem pensado. Sua marca, seu faturamento, seu nome e seu sucesso têm relação direta com a escolha do time ideal. 

Competência, habilidades, empatia e comprometimento são as primeiras características que costumam vir à mente quando pensamos em profissionais que queremos ter por perto. Mas a dinâmica de uma startup exige que outros aspectos sejam levados em conta para evitar frustrações. O mentor e investidor Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, lista alguns deles: 

Habilidades complementares 
Você e seu time devem ter a capacidade de executar o projeto, sem depender 100% de terceirização. Ou seja, alguém tem de saber programar, outro deve conhecer de marketing e vendas, enquanto outro entende bem de design, e assim por diante. 

Sinergia 
O time ideal tem experiência prévia de trabalho em conjunto, seja de algo anterior na mesma empresa, ou mesmo de uma parceria em projetos. 

Regras claras 
É importante que as pessoas que entrarem no projeto concordem com algumas regras que devem ser deixadas claras de antemão, como as relações de hierarquia na equipe e a distribuição de participações acionárias. 

Dedicação 
A equipe precisa de coesão de ética de trabalho, ou seja, todos tem de gostar muito de trabalhar 24x7x365, e sempre estar dispostos a fazer mais com menos (nenhuma startup tem os recursos de que precisa!). 

Papéis definidos 
Por fim, deixe sempre todos os papéis muito claros! E todos com ciência de que cada um tem plena responsabilidade do seu quadrado.

Nenhum comentário: