sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

16 lições eficientes para a carreira


Soluções práticas que você pode utilizar no dia a dia para ser mais produtivo e ter sucesso no que faz



Lucas Rossi (lucas.rossi@abril)  01/10/2012

Em uma tirinha clássica do gato Garfield, Jon pergunta ao bicho se ao andar ele usa as patas esquerdas e em seguida as direitas ou se alterna patas opostas. Garfield olha para baixo, faz uma pausa e, surpreso por jamais ter pensado em um ato que acontece de maneira tão automática, confessa no quadrinho seguinte: "nunca mais andarei de novo". Tal como caminhar, há uma enorme quantidade de coisas que sabemos fazer, temos consciência disso, mas não perdemos tempo pensando em como fazemos. Simplesmente fazemos. esse tipo de habilidade é classificado, na filosofia, como conhecimento tácito. Ele é construído a partir de nossas vivências. "É tudo aquilo que você aprende informalmente e usa no dia a dia", diz Conrado Schlochauer, sócio-diretor do LAB SSJ, empresa de treinamento corporativo, de São Paulo. Conrado acaba de concluir um doutorado em psicologia da aprendizagem do desenvolvimento humano na Universidade de são Paulo (USP).
A principal característica desse tipo de conhecimento é a invisibilidade: você não percebe, mas ele está lá. E você recorre a ele sempre que precisa para tomar uma decisão. Esse repertório ajuda a escolher uma refeição, comprar um carro ou namorar. E, claro, esse mesmo recurso funciona no trabalho para fazer escolhas de carreira ou de negócios. Ao mesmo tempo, as atividades profissionais também alimentam esse repertório e aumentam a base pessoal de conhecimento. O aprendizado informal no trabalho é o principal responsável por moldar seu processo decisório. É por isso que profissionais de finanças têm um perfil austero e racional mesmo quando estão fora do trabalho e astros de rock são exagerados fora dos palcos também. "Os profissionais costumam querer separar a vida do escritório do resto da vida, mas isso é impossível", afirma José Carlos Teixeira Moreira, fundador e professor da Escola de Marketing Industrial, de São Paulo.
Logo, se os conhecimentos se interligam, as competências que você acredita serem usadas exclusivamente para funções técnicas do trabalho podem ser empregadas na carreira. "Quando há conhecimento, paixão e legitimidade em uma área, ela contamina as outras", diz José Carlos. É por isso que as empresas têm valorizado profissionais que, fora do escritório, desenvolvem projetos pessoais. alguns já são consagrados, como o trabalho voluntário e a experiência internacional (veja nesta edição a reportagem Eles Poderiam Ser Políticos). Mas toda e qualquer forma de aprendizado conta para a sua atuação — o desafio é aplicá-lo.

Leia mais....
Fonte - http://vocesa.abril.com.br

Nenhum comentário: