terça-feira, 2 de outubro de 2012

XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas marca integração entre incubadoras de todo país

                                                                           Divulgação

A D. Incubadora fez-se presente no XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec - Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento das incubadoras e dos parques tecnológicos de Minas Gerais. De acordo com a coordenadora da D. Incubadora, Profª. Samantha Cidaley, "o evento é um grande potencializador de intercâmbio entre profissionais e empresários ligados ao movimento de inovação empreendedora do país e consideremos extremamente significativa a participação da D. Incubadora nas discussões nacionais do setor."

 Realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 17 a 21 de setembro, o evento contou com cerca de 800 participantes, dentre autoridades, pesquisadores, coordenadores, empreendedores e representantes de instituições nacionais e internacionais. Durante o encontro, foram oferecidas várias atividades como minicursos, workshops, sessões plenárias e uma série de atividades paralelas.

Para a gestora da D. Incubadora, Profª. Cristiane Aguiar, esta foi uma oportunidade de fortalecimento das relações e de integração com gestores de incubadoras e parques tecnológicos de Minas assim como de todo o Brasil.


Representantes da Sectes e D. Incubadora  


Durante o Worshop Sebrae & Anprotec (ocorrido em 17 de setembro),  direcionado às incubadoras do país que tiveram projetos recém aprovados pelo Sebrae Nacional, a coordenadora do Sebraetec em Minas, Andréa Almeida Furtado, apresentou casos de incubadoras mineiras que atuam no Programa Sebraetec. A D. Incubadora da UEMG,  foi citada como referência no atendimento de demandas de design de Minas Gerais, através da atuação de seus empresários residentes, que são consultores do programa. A gestora Cristiane Aguiar apresentou brevemente a Escola de Design da UEMG, a experiência do Centro Design Empresa e da D. Incubadora junto ao Sebraetec, atuação que se iniciou em meados de 2003.

O objetivo do evento foi o de gerar a oportunidade de compartilhamento de ideias e experiências e, ao mesmo tempo, proporcionar aos participantes a reflexão sobre as atitudes e ações que estão sendo aplicadas para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação tecnológica no país.


Rede Mineira de Inovação

Como resultados da participação no evento, encontra-se em fase de negociação encontro de empresários das Incubadoras de Santa Rita do Sapucaí e da D. Incubadora, aproximação entre representantes das Universidades do Rio de Janeiro, Campina Grande, Paraná, o que já em muito valida a participação da D. Incubadora no evento.

Fonte – RMI e D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design da UEMG

Nenhum comentário: