quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Economia Criativa ganha adeptos em Minas Gerais

Professor da UEMG e alunos e egressos da Escola de Design participam 
do evento Movimenta Minas




O Movimento Minas propõe um debate com os atores mapeados sobre questões que são transversais a todos os setores de Economia Criativa com um foco na identidade mineira e as particularidades dos territórios digitais do estado de Minas Gerais.

No último final de semana o Movimento Minas realizou o Encontro de Escuta em Economia Criativa, para fechar a etapa de mapeamento de atores e dar início a geração de ideias.

Aconteceram debates referentes a questões transversais a economia criativa, como, por exemplo, a formação, articulação e fomento. A conversa foi pautada com uma reflexão sobre o fortalecimento da identidade mineira e os territórios criativos do Estado, com o objetivo de montar o quebra-cabeças que orientará as propostas de soluções criativas.

O professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, André Mol, participou das discussões propostas, como a transformação da criatividade em negócios orientados para o desenvolvimento sustentável, processos formativos, mercadológicos, legais e sociais que podem potencializar e integrar a economia criativa; incentivos fiscais, organizações, atores e artistas, entre outros temas. Também participaram do evento alunos e egressos da Escola de Design com objetivo de empreender através da economia criativa. 



                                    Crédito: Cícero Nogueira Marra - Movimenta Minas 
Professor da UEMG, André Mol, participa das discussões sobre Economia Criativa


O Movimento Minas escutou e mapeou atores de economia criativa entre agosto e setembro de 2012 e durante a etapa de mapeamento participaram mais de 80 respondentes.  Ainda no mês de setembro aconteceram diálogos com Secretarias do Governo do Estado de Minas Gerais, como as secretarias de CulturaTurismoPlanejamentoDesenvolvimento Social e Ciência e Tecnologia, além da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a Faculdade de Artes de Ouro Preto e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O Movimento Minas esteve também na Representação Regional do Ministério da Cultura de Minas Gerais, que articula localmente o planejamento da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, e no órgão regional do Sebrae.


Nenhum comentário: