quarta-feira, 1 de agosto de 2012

3 sinais de que o seu negócio não sobrevive sem você

 POR 




São Paulo – Muitos empreendedores têm pesadelos só de pensar em se afastar da empresa por uns dias. Eles imaginam os funcionários perdidos, o estoque bagunçado e as contas no vermelho. Seja por momentos inesperados ou férias, o negócio é colocado à prova quando o dono se afasta.
Há um estágio da vida de uma empresa, no entanto, em que ela tem que estar preparada para sobreviver sem a presença do empreendedor. Para Silvio Aparecido dos Santos, professor do curso de Administração da FEA/USP, a chave para manter as coisas em ordem é confiar na equipe que vai assumir suas responsabilidades.
A presença do empreendedor é indispensável para osucesso de uma empresa, mas a vontade de centralizar todas as decisões de alguns empresários não é benéfica. “A empresa que nasce sob essa influência não é um negócio que vai crescer”, diz Afonso Cozzi, professor e coordenador de Empreendedorismo do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral.
Uma solução para que o negócio consiga se sustentar sem a presença do dono é desenhar processos para determinados problemas recorrentes. Pedro Zanni, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), explica que ter processos não deve complicar o funcionamento de uma empresa. “É definir, por exemplo, quem pode tomar conta de forma provisória de determinados assuntos”, explica. Confira abaixo três sinais de que sua empresa ainda não está preparada para sobreviver sem você.
1. Bagunça geral
O empresário costuma ter funções críticas dentro da empresa, que são tarefas que ele mesmo realiza. Compreender quais são essas tarefas diárias, semanais e mensais que demandam sua atenção e realizar um planejamento é importante. Sem regras, é difícil atribuir responsabilidades para os funcionários quando aparece um imprevisto.
Fonte - Exame.com

Nenhum comentário: