terça-feira, 31 de julho de 2012

Quais as ferramentas para uma boa gestão de negócios?

*por Clayton Nogueira



Já experimentou dirigir um carro sem um bom ângulo de visão, um espelho retrovisor e um marcador do nível de combustível? Difícil, não é? E para dirigir uma empresa do ponto de vista econômico, do que você precisa? Vamos seguir o roteiro básico que todo empreendedor por certo já passou, para explicar quais são as ferramentas gerenciais indispensáveis a todo gestor.
Tudo começa com uma ideia, uma necessidade a ser satisfeita e uma vontade deempreender e assumir todos os riscos e recompensas da empreitada.
Do ponto de vista econômico, os recursos (dinheiro, bens, direitos ou valores) do empreendedor são colocados na empresa sob a forma de capital inicial. Nesse momento, a empresa já é uma entidade separada dos sócios, com vida própria e já deve aos sócios o valor investido por eles.
Num segundo momento, os recursos de capital serão investidos em edifícios, máquinas, veículos e demais equipamentos necessários à produção dos produtos que irão satisfazer as necessidades detectadas na etapa anterior.
Mais cedo ou mais tarde, mais recursos serão necessários e o empresário vai se deparar com a decisão de buscar mais recursos com terceiros – normalmente bancos – para fazer frente às necessidades (mais máquinas, equipamentos, estoques, despesas pré-operacionais, salários etc.) não cobertas pelos recursos próprios colocados na empresa pelos acionistas como capital inicial. A empresa passa a dever a terceiros.
A Foto
Nesse momento, se tirarmos uma foto daquilo que a empresa deve e daquilo que a empresa tem, estaremos levantando o famoso Balanço Patrimonial da companhia, que demonstra, em uma determinada data, aquilo que a empresa possui, o chamado Ativo (edifícios, máquinas, equipamentos, estoque e caixa) e aquilo que a empresa deve, o chamado Passivo (capital inicial colocado pelos sócios e empréstimos disponibilizados pelos credores, no caso mencionado acima, os bancos).
Simples não? O Balanço representa no Ativo aquilo que a empresa tem ou onde os recursos foram aplicados. No Passivo, aquilo que a empresa deve ou de onde os recursos se originaram: de terceiros ou dos sócios. Em termos de direito sobre os recursos econômicos da empresa, se subtrairmos doAtivo (o que a empresa tem), aquilo que a empresa deve a terceiros, chegaremos ao que se denominaPatrimônio Líquido, ou seja, o que a empresa deve aos sócios, depois de pagar aos terceiros.
Uma vez em ordem com todos os equipamentos, recursos materiais, humanos e caixa, dá-se início às operações da empresa, com compras, produção, estocagem e venda e todos os eventos econômicos daí derivados.
O Filme
Passado um período, normalmente um mês, o empresário se pergunta: Como está minha empresa, será que eu estou ganhando dinheiro? Pois é aí que surge a segunda ferramenta fundamental para gerir uma empresa economicamente. Falamos da Demonstração de Resultados, que como o próprio nome diz, procura demonstrar o resultado da empresa, respondendo à pergunta: Estamos ganhando dinheiro?
Ela é um filme que conta a história de quanto a empresa vendeu, quanto custou para produzir e vender seus produtos, de quanto foram as despesas necessárias à manutenção da empresa, quanto a empresa contribui para o governo com impostos e, finalmente, quanto sobrou para o empresário na forma de lucro, isto é, o resultado da subtração entre Receitas e Despesas.
Fonte - Pensando Grande 

Nenhum comentário: