quarta-feira, 25 de abril de 2012

Empresários da D. Incubadora participam de Seminário de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 Empresários do programa de Pré-Incubação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design da UEMG participam de Seminário, no CEFET-MG

 
Empresários da D. Incubadora 

Foi realizado no dia 24 de abril, no auditório do prédio de Engenharia Civil, Campus II, do Cefet-MG, o Seminário de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O evento reuniu professores, pesquisadores e empreendedores para discutir sobre os mecanismos governamentais para o fomento em P&D. E serviu para estimular o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Cefet-MG. 

Estiveram presentes no evento as empresárias da NuiNui Design Studio, Thereza Nardelli Silva e Maiana Abi Samara dos Santos Castro, o sócio da Design para Eventos, Rafael Rodrigo dos Santos, e as sócias da Vitrina Design, Amanda de Fátima Alvarenga e Fernanda Lyrio Ursine.  

Durante o Seminário foram apresentados alguns dispositivos institucionais necessários para a submissão e trâmite de projetos relacionados a pesquisa e desenvolvimento. A abertura ficou por conta do diretor geral do Cefet-MG, o professor Márcio Silva Basílio. 

Em seguida, o palestrante Alexandre Francisco Maia Bueno, superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, falou sobre a "Estratégia de Inovação na Cemig". Às 11 horas, Brenda Alves da Silva, coordenadora geral do Sistema Mineiro de Inovação, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), apresentou o tema "Políticas de incentivo à Inovação no Estado de Minas Gerais". 

Pesquisadores e professores participantes do Seminário 

Na período da tarde, os autores do livro "As Cartas de Tsuji", o professor Rochel Montero Lago e a professora Lilian Barros Pereira Campos, apresentaram o livro aos participantes e falaram sobre a "Transformação da Pesquisa em Empresa". Rochel enfatizou a importância das tecnologias saírem das Universidades e chegarem até o mercado, de formas alternativas de promover o empreendedorismo, como, por exemplo, as incubadoras de empresas, e da necessidade de se desenvolver a criatividade e ousadia para enfrentar os desafios do mercado. 


Professor Rochel Montero Lago 

Para encerrar, o professor Eduardo Henrique da Rocha Coppoli, diretor de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do Cefet-MG, falou da importância de se ter parcerias estratégicas no setor e  agradeceu a presença de todos. 

Fonte - Cláudia Melo

Nenhum comentário: