quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

O Ciclo de Capacitação está sendo um sucesso

A abertura ficou por conta da gestora da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, Samantha Cidaley, hoje também coordenadora do Centro Design Empresa, da Escola de Design (ED), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Gestora da D. Incubadora Samantha Cidaley

Nos dois primeiros dias, 13 e 14 de fevereiro, foram ministradas palestras sobre Gestão Estratégica, com o professor da ED e sócio da empresa graduada pela D. Incubadora, Quantum Design, Fernando Casanova, e também esteve presente o sócio da Endeavor em BH, André Rabelo, que falou sobre as possibilidades de empreendedorismo, ilustrando com vários casos de sucesso.

Na terça-feira, os participantes começaram a despertar para o mundo dos negócios através das palestras ministradas pelo empresário e professor, June Marques, e pela administradora Cristiane Aguiar, sobre Gestão de Negócios - Administrativo e Financeiro.

Noções de planejamento estratégico, plano de negócios, formação de preço, pro-labore, lucro, entre muitos outros assuntos de suma importância para quem quer empreender foram abordados e muitas dúvidas foram sanadas.

Para fechar o segundo dia, o empresário Leonardo Dornelas, da Ologia - Design Thinking, abordou temas sobre "Inovação em Mercados", elucidando várias formas de inovação que acontecem pelo mundo, das formas mais inusitadas possíveis. Ele contou um pouco sobre sua trajetória como empreendedor e da vontade de fazer algo para mudar e melhorar o mundo. Dornelas serviu de incentivo aos novos empreendedores e pode esclarecer muitas mentes inquietas que querem, mas ainda não sabem como empreender.

Empresário Leonardo Dornelas, da Ologia Design Thinking

Professor da ED, June Marques

Administradora Cristiane Aguiar

Sócio da Endeavor, André Rabelo


Professor da ED e sócio da Quantum Design, Fernando Casanova

Hoje o Ciclo de Capacitação continua e vai contar com a presença de parceiros da D. Incubadora que apresentarão um panorama de 2012 e falarão das possibilidades de parcerias em design. Estarão presentes: Sandra Nicolicth e Andréa Tristão, do Sebrae MG, Enil Brescia, do Centro Minas Design (CMD), Cecília Velasques, da Secretaria do Estado de Ciência e Ensino Superior (Sectes) e
Rafael Leal, do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Para encerrar, nos dias 27 e 28 de fevereiro, serão ministradas dinâmicas sobre a importância do auto-conhecimento e apresentado aos participantes os programas de pre e incubação da D. Incubadora, contando também com a participação dos empresários da Notus Design, Ulisses Neuenschwander e Rodrigo Braga França, e da Elementos Design de Ambientes, Vanessa Dias e Sâmela Viana, empresas graduadas pela Incubadora que estão se consolidando no mercado e fazendo sucesso.

O Ciclo de Capacitação

O Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design é destinado aos selecionados no Workshop Negócios de Design - Ideias Criativas, ocorrido no final de 2011, e tem como objetivo elucidar aos participantes sobre as funções e deveres de uma incubadora de empresas e como ela pode auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento de novos empreendimentos. Assim como revelar potencialidades de se fazer parte de uma rede de parceiros, fornecer uma introdução sobre gestão de negócios e apresentar ferramentas capazes de auxiliar na identificação do comportamento empreendedor.

Fonte - Cláudia Melo
Assessora de Comunicação e Marketing da D. Incubadora

Nenhum comentário: