terça-feira, 16 de novembro de 2010

Incubadora de Empresas – para que serve?

Fonte - Blog Sebrae




Iniciar uma empresa requer muito trabalho e dedicação, principalmente nos primeiros anos, tanto na estruturação física, quanto na gestão administrativa e financeira. Desafios sempre vão existir e os empresários devem estar dispostos e bem preparados para superá-los.

Uma incubadora entra como facilitadora, para que a empresa possa se estabelecer no mercado, possibilitando maior contato entre fornecedores e clientes, dando auxilio no desenvolvimento de produtos ou serviços, cedendo espaço físico e demais materiais, auxiliando na segmentação de mercado, posicionamento e na busca constante pela inovação.

Poucas são as empresas que entram no mercado, sem auxílio de uma incubadora, tendo acesso a todos esses aparatos, o que dificulta a estabilização dos negócios. Muitas delas se comprometem com empréstimos financeiros, a juros altos, para dar início ao negócio, prejudicando assim a viabilização do retorno financeiro a curto ou médio prazo.

As incubadoras dão impulso às empresas entrantes, dando suporte na elaboração do plano de negócio, na conquista de clientes, fornecedores, recursos materiais e imateriais, reduzindo as dificuldades inerentes aos primeiros anos da empresa.

Vantagens de ser passar pelo processo de incubação:

- Infraestrutura dotada de capacidade técnica, gerencial,
administrativa e financeira;

- Auxílio na elaboração do Plano de Negócio para as empresas pré-incubadas;

- Oferta de cursos de capacitação;

- Participação em palestras sobre diversos assuntos, como: finanças, marketing e administração de empresas.

- Apoio no gerenciamento;

- Disponibilização de laboratórios, bibliotecas, auditórios e outras áreas pertencentes a Universidade à qual a incubadora está vinculada;

- Auxílio na obtenção de parcerias;

- Baixo custo de investimento;

- Empréstimo de material de escritório;

- Apoio na divulgação da empresa;

- Apoio na captação de recursos etc.

Fonte - Cláudia Melo - Jornalista

Nenhum comentário: