quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vencedores do II Prêmio Sebrae Minas Design embarcam para Europa

Neste mês, os vencedores do II Prêmio Sebrae Minas Design embarcaram para uma visita ao Centro de Referência em Design, na Europa. O Prêmio foi atribuído a duas categorias do design: profissional e estudante.

Os projetos classificados também participaram do catálogo e exposição no Palácio das Artes, no Espaço Mari’Stella Tristão, em Belo Horizonte. Entre os cinco mineiros vencedores da categoria profissional estão presentes a visita os empresários Rodrigo Braga, da Notus Design, empresa em seu último ano de incubação na Incubadora de Empresas de Design (IED), e Cristiano de Magalhães, da GrãoStudio, empresa graduada pela IED neste ano.
O Prêmio tem como objetivo disseminar a importância do design para micro e pequenas empresas, aproximar designers e gerar negócios. Foram considerados os aspectos funcionais, materiais, processos, aspectos estéticos-formais, técnicos, tecnológicos e ambientais.
Ao todo, foram avaliados 468 projetos de todo país pelo júri composto por profissionais da área como: Adélia Borges (SP), Dijon de Moraes (MG), Itiro Iida (DF), Newton Gama (SP) e Ivens Fontoura (PR). E entre os 127 projetos classificados, 32 disputaram a final do Prêmio. Os critérios de seleção foram originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental.
Em 2010, os projetos sugeriram idéias inovadoras para os pólos produtivos de Minas Gerais nos setores de ardósia, na região de Papagaios; calçados, em Nova Serrana; eletroeletrônico, em Santa Rita do Sapucaí; móveis, em Ubá e região. Outra possibilidade de participação foi o desenvolvimento de trabalhos que indicassem novas formas e funções para resíduos destes setores e para a indústria da construção civil.

Os vencedores:
Categoria profissional

Conjunto de equipamentos para redução do consumo de energia de aparelhos em standy by

Os designers e sócios Milton Azevedo Neto e Cristiano Antônio Magalhães Paulino Pereira desenvolveram a linha ECO de equipamentos, vencedora no setor de eletroeletrônicos. Ela é composta por três produtos: Régua, Controle e Dispositivo Individual. As peças são confeccionadas em termoplástico e reduzem o consumo de energia de aparelhos em standy by. “Criamos um projeto que une organização, sustentabilidade e uso consciente de energia. Esta linha reduz em até 30% o consumo mensal. O cliente pode ter a comodidade de deixar os aparelhos eletrônicos como TV, DVD e outros em standy by e ainda economizar”, afirma Milton Neto.


O conjunto foi avaliado e sua produção está sendo negociada por empresas mineiras.Milton atua na área de design de produtos para eletroeletrônicos há oito anos. Ao lado de Cristiano, comanda o escritório de design GrãoStudio, em Minas Gerais.


Milton: (31) 8863-7751 e (31) 3492-9693


Poleirinho Estante


Pensando no lúdico, os designers e sócios, Rodrigo Braga França, Ulisses Andrade Noronha Neuenschwander Penha e Frederico Mendes Teixeira criaram o poleirinho, projeto vencedor no setor de Móveis. A estante, que funciona como peça decorativa e porta-treco, foi desenvolvida após pesquisas no mercado consumidor de Ubá. Segundo Rodrigo, a maioria dos móveis fabricados na região são similares. “Pensamos em criar algo diferenciado, destinado ao público jovem. O Poleirinho é produzido em madeira pinos de reflorestamento. A peça é um mix de cores, funcionalidade e design moderno. O designer Rodrigo atua há três anos na área de móveis, produtos e objetos para casa. É proprietário, junto com os colegas da equipe, do escritório Notus Design. No II Prêmio Sebrae Minas Design, os designers tiveram 3 projetos classificados e dois finalistas. Na 1ª edição, o designer Rodrigo Braga França conquistou o 1º lugar no Setor de Alumínio, com a criação da linha de panelas Aviador.


Rodrigo: (31) 8893-8929 e (31) 3088-3314

Fonte – Sebrae MG - http://www.sebraemg.com.br/




Notus Design - Ulisses Neuenschwander, Rodrigo Braga e Frederico Mendes



GrãoStúdio - Cristiano de Magalhães e Milton Azevedo

Nenhum comentário: