segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Jornal Hoje em Dia entrevista empresário da Quantum Design

Fernando Casanova, da Quantum Design, fala sobre a transformação do design

Espaço para os criativos

Designer se fortalece como profissão; oportunidade é grande para o empreendedor

NICE SILVA - 29/08/2010 - 03:27


Renato Cobucci

Casanova: a necessidade de ser competitivo
faz com que a tecnologia agora ande junto com o design

A cópia na apresentação dos produtos está com os dias contados. Seja nas confecções, nos acessórios pessoais ou na eletroeletrônica. A pressão pela mudança vem do caudaloso volume de produtos da China, país que colocou a cópia como modelo para exportação e do comportamento do consumidor. É ele que agora dá medida, cor e preço dos produtos que quer. O desafio estratégico do produto original é missão para os designers que hoje precisam ser empreendedores para trabalhar.

Eles começam a vender os projetos de design para uma indústria ainda receosa de apostar na estética e funcionalidade dos produtos como arma para aumentar as vendas e reduzir os custos.

"Que um designer não se aventure a ser empregado", recomenda a professora Gisele Safar, coordenadora do Centro de Extensão do curso de Design de Produtos da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), uma das escolas de design mais antigas do país. O alerta da professora vai em razão da pouca valorização que os profissionais conseguem como empregados atualmente no mercado brasileiro. O caminho inevitável de se tornar um empresário é formalmente reconhecido pelas universidades que já inseriram nos cursos a disciplina empreendedorismo.
O caminho fica ainda mais seguro quando o profissional empreendedor passa por uma incubadora de empresas. É o caso de Fernando Casanova, dono da Quantum Design, uma das cinco primeiras empresas graduadas pela incubadora da Uemg, no ano passado.

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